As “buchette del vino”, ou janelas de vinho de Florença, são charmosas relíquias da Itália renascentista que atualmente captura a imaginação de moradores e turistas. Antigamente, vendedores usavam essas pequenas aberturas, esculpidas nas paredes externas de antigos palácios e casas nobres, para vender vinho diretamente aos consumidores, dessa forma, eliminavam a necessidade de entrarem na loja.
Com a pandemia recente, essas janelinhas históricas ganharam nova vida, servindo novamente como pontos de venda de bebidas, proporcionando um vislumbre fascinante do passado enquanto atendiam às necessidades modernas do distanciamento social.
História das Janelas de vinho
As “buchette del vino”, pequenas janelas nos muros de Florença, apareceram no século XVI. Elas têm uma conexão forte com a história econômica da área, pois a elite de Florença investiu muito no cultivo de uvas e produção de vinho, se tornando importante para a economia local. Elas foram criadas para vender vinho diretamente aos clientes, sem precisar de tavernas ou comerciantes, tornando o comércio mais pessoal.
Onde ficam as janelas de vinho em Florença?
A busca pelas “buchette del vino” pode se tornar uma aventura encantadora pelas ruas estreitas e repletas de histórias de Florença. Essas relíquias estão espalhadas por todo o centro histórico da cidade.
Para localizar uma janela de vinho na cidade, acesse o site da Associação Buchette del Vino. Lá, você encontrará um catálogo completo e um mapa atualizado com todas as janelas disponíveis, abaixo a foto do mapa, mas sempre consulte o site para ter a informação mais atualizada:
Curiosidades
Curiosamente, o fenômeno das “buchette del vino” desperta grande interesse na internet. As pessoas querem descobrir o uso diário dessas janelas no passado, se elas realmente serviam só como pontos de venda para os nobres que produziam vinho ou se tinham outras funções menos conhecidas.
Há ainda quem pesquise sobre a lenda de que algumas dessas janelinhas escondem passagens secretas e tesouros não descobertos. Ademais, os turistas estão sempre em busca de listas atualizadas com as localizações precisas destas pequenas peças de patrimônio, para poderem incluí-las em suas rotas turísticas.
Importante ressaltar que muitas dessas janelinhas foram restauradas e agora enfeitam restaurantes e bares, onde é possível, inclusive, comprar uma taça de vinho servida através delas, revivendo a tradição secular.
Confira também o que fazer em:
Florença: O que não deixar de fazer
Melhores Lugares para Visitar na Toscana
O que fazer em Montalcino na Toscana
Se quiser mais dicas como essa, nos siga no Instagram @beradatravel.
Sabia que, ao reservar através dos links em nosso blog nós ganhamos pequena comissão e você nos apoia sem pagar nada a mais por isso? Você aproveita descontos e ainda contribui para o Berada Travel continuar produzindo artigos de qualidade sobre lugares incríveis! Nos ajude, para continuarmos ajudando os apaixonados por viagens! ✈️ ❤️
Adorei o artigo sobre as janelas de vinho.
Parabéns! 🥰