Bernina Express: De Tirano a St. Moritz

Você já imaginou cruzar os Alpes Suíços em uma viagem de trem que combina conforto, história e paisagens de tirar o fôlego? Pois é exatamente isso que você encontrará ao embarcar no Bernina Express de Tirano a St. Moritz, uma das rotas ferroviárias mais espetaculares do mundo.
Partindo da encantadora cidade italiana de Tirano, o Bernina Express inicia sua jornada pelas montanhas e oferece aos passageiros vistas incríveis. Prepare-se para ver vales profundos, lagos cristalinos e picos cobertos de neve. Você ficará pendurado na janela querendo tirar foto de tudo.
O trajeto do Bernina Express é tão único que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Isso significa que a rota é reconhecida por sua importância cultural e natural, algo que você vai entender assim que a viagem começar.

Tudo sobre St. Moritz
Saint Moritz, um destino sinônimo de glamour, lindas paisagens e esportes de inverno, é uma visita obrigatória para quem ama viajar.
Localizado no coração da região de Engadine, nos Alpes Suíços, Saint Moritz encanta pelo seu lago cristalino rodeado por picos nevados e florestas densas. Tem a honra de ter sediado duas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno e é conhecido pela “champanhe do ar” – uma expressão local que descreve o seu clima extremamente puro e fresco.

Quando Visitar
O período entre dezembro e março é ótimo para quem busca as atividades de esqui, graças às espessas camadas de neve, nesse período a cidade fica linda, o lago congela e fica tudo branquinho. Fomos nesse período e super recomendamos, não só pela beleza da cidade, mas o caminho de Trem de Tirano à St. Moritz fica simplesmente ESPETACULAR!! Nunca vimos nada igual!
Já os meses de verão, de junho a setembro, são ideais para explorar as rotas de hiking e apreciar a beleza natural sem o frio da temporada de inverno.
👉 Dica: Se quiser acompanhar o tempo em St. Moritz, você pode acessar as câmeras em tempo real no link St. Moritz Webcams

Como Chegar
Fomos de Carro até Tirano na Itália, deixamos nosso carro no estacionamento da estação de trem que é gratuito. Atenção, o estacionamento na rua é pago por hora, procure o da estação de trem, que fica ao lado esquerdo dos trilhos e não é pago.
Abaixo deixamos o Link do site que usamos para alugar carros aqui na Itália.
🚗 Link Rent Cars
Leia nesse post todas as Dicas para dirigir na Itália.
O ticket do trem Bernina Express de Tirano para St. Moritz está custando 77,98 euros ida e volta na segunda classe e 134,68 euros na primeira classe. Esses preços alteram o tempo todo, quando fomos pagamos um pouco menos, porque era baixa temporada.
Fomos na segunda classe e foi bem tranquilo, gostamos bastante porque na segunda classe é possível abrir toda a janela, dessa forma os vídeos e fotos ficam perfeitos.

Nós pegamos o trem das 7h48 da manhã, chegamos 10h23 em St. Moritz (viagem de 2h35) e voltamos no final do dia. Você pode descer nas estações se quiser conhecer algo no meio do caminho, nós fizemos isso no retorno para Tirano.
Usamos esse site do Trainline para comprar as passagens.
Para quem não tem carro para ir até Tirano, existem opções de excursões saindo de Milão:
- Excursão de Milão para St. Moritz
- De Milão: Cruzeiro pelo Lago de Como, St. Moritz e Trem Vermelho Bernina

Onde Visitar em St. Moritz
1) Lago Saint Moritz
Logo que você sair da estação vai ver esse lago. Ele oferece uma vista para as montanhas e é o centro de muitas atividades ao ar livre. No inverno, transforma-se numa pista natural de patinação no gelo, enquanto no verão, vela e windsurf são atividades populares.

2) Muottas Muragl
Para uma vista panorâmica incomparável, suba ao ponto de observação em Muottas Muragl. Aqui, pode contemplar a vastidão dos Alpes e fotografar cenas dignas de um postal.
Para chegar lá, você pode pegar o funicular histórico que sobe a montanha, e já durante a subida, você vai ter uma amostra das paisagens espetaculares que te esperam.
No topo, a vista de 360 graus para os lagos congelados e picos cobertos de neve é simplesmente de tirar o fôlego. É o ponto perfeito para fotografias e para se maravilhar com a beleza da natureza. Além disso, Muottas Muragl é o ponto de partida para várias trilhas de caminhada e esqui de fundo, tornando-se um destino popular tanto no inverno quanto no verão.
Para aqueles que gostam de arte, há também um caminho de esculturas ao ar livre, onde você pode apreciar obras de artistas enquanto contempla a paisagem. E quando bater a fome, você pode visitar o restaurante panorâmico que serve pratos deliciosos com uma vista que você nunca vai esquecer.
Esse passeio vale a pena se planeja ficar mais tempo na cidade, porque é longe (consulte o mapa acima). Se planeja fazer bate e volta fica bem apertado.
3) Corviglia
É um paraíso para os amantes de esportes de inverno, é famosa por suas pistas de esqui impecáveis e pelas vistas deslumbrantes. Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades, como esqui alpino, snowboard e até caminhadas na neve.
A estação de esqui de Corviglia é conhecida por sediar competições internacionais, incluindo duas Olimpíadas de Inverno. Com mais de 155 quilômetros de pistas, há desafios para todos os níveis de esquiadores e snowboarders. As pistas são bem cuidadas e oferecem condições ideais para a prática dos esportes.
Além dos esportes, Corviglia também tem restaurantes com vistas para as montanhas cobertas de neve, você pode ir somente para ver a vista.
4) Via Serlas
A principal rua de compras de St. Moritz, onde butiques de grife e lojas locais se alinham para oferecer uma experiência de compras de luxo.
5) Conditorei Hanselmann
Visite essa confeitaria tradicional da cidade, onde você pode tomar um café, provar a grande variedade de doces e pães ou almoçar com uma vista linda.

Outras Dicas Úteis
- Em St. Moritz tudo é bem caro, se não quer gastar para almoçar na cidade, compre lanches e bebidas no mercado que tem na estação de trem e faça um piquenique no parque. Nós fizemos isso, compramos vinho e lanches, fizemos um piquenique no parque enquanto apreciávamos a linda vista para o lago congelado, foi incrível!
- Verifique sempre as previsões de tempo antes de planejar atividades ao ar livre.
- Compre todas as passagens antecipadamente e chegue antes na estação, porque o trem sai no horário.
- Use calçados confortáveis, você andará bastante na cidade, além disso, vale a pena caminhar em volta do lago, porque a paisagem é surreal. Se for inverno, use sapato impermeável.

Conclusão
Saint Moritz é mais do que apenas um destino de inverno, é um lugar onde o luxo encontra a aventura durante todo o ano. Independentemente da estação escolhida para visitar, esta cidade suíça promete deixá-lo com lembranças inesquecíveis.
Curta o trajeto do trem, as paisagens são lindas, aprecie cada detalhe, esse passeio vale muito a pena!

Confira também o que fazer em Melhores Lugares para Visitar na Toscana e Cinque Terre: Roteiro completo de 2 dias
Se quiser mais dicas como essa, nos siga no Instragram @beradatravel, onde postamos todos os passeios com mais frequência.
Sabia que, ao reservar através dos links em nosso blog nós ganhamos pequena comissão e você nos apoia sem pagar nada a mais por isso? Você aproveita descontos e ainda contribui para o Berada Travel continuar produzindo artigos de qualidade sobre lugares incríveis! Nos ajude, para continuarmos ajudando os apaixonados por viagens! ✈️ ❤️
Que achado maravilhoso o seu blog! Estarei em Bórmio agora em março/25, entrei no link que voces disponibilizaram para comprar a passaghem de trem mas fiquei com uma dúvida, se voce puder por gentileza responder agradeço.
No site do trem tem vários horários, e vi que apenas alguns são os trens panoramicos como o que voces mostraram, saberia dizer como ver esta diferença no site para não comprar o trem “comum” sem a vista?
Muito obrigado, Deus abençoe!
Olá, Que bom que gostou do blog, ficamos felizes de saber! 🙂
Vamos la, a vista panorâmica é na primeira classe, na segunda classe é mais barato e pode abrir a janela.
Fomos de segunda classe, a diferença no preço é considerável. Achamos que valeu muito a pena, porque abrimos a janela e nossas fotos/vídeos ficaram incríveis!
Mesmo no frio foi possível abrir a janela porque dentro tem aquecedor bem forte rs, foi tranquilo!
Esperamos ter ajudado e boa viagem!!
Bom dia!
Eu amei seu relato…
Estou verificando como seria o passeio e realmente minha duvida maior é que tem outro site para comprar tickets.
Sabe me dizer qual a diferença?
Pois estou vendo de fazer Chur – St. Moritz para aproveitar a viahem, pois li que tem que comprar assento + ticket e ficou muito confuso.
Bom dia! Tem vários sites que vendem os tickets, nós indicamos o Trainline no Blog porque foi o que utilizamos para comprar os nossos e deu tudo certo, mas tem outros sites como Raileurope, Omio, etc, só não sei te dizer se o trajeto é o mesmo. Nossos tickets eram o Standard e não tinha assento marcado, talvez essa seja uma exigência da primeira classe.
Espero ter ajudado 🙂
https://www.raileurope.com/pt/journey/chur-st-moritz-6qnqqh?currency=EUR
https://www.omio.com.br/app/search-frontend/results/LFAB36FFF023845E99C21B3F17C6108FB/train?locale=pt
Boa noite. Que lindo esse passeio. Estou indo agora em Fevereiro e cliquei no link que vocês compartilharam, seria esse passeio mesmo? https://www.thetrainline.com/book/results?origin=urn%3Atrainline%3Ageneric%3Aloc%3A18820&destination=urn%3Atrainline%3Ageneric%3Aloc%3A6360&outwardDate=2025-02-16T08%3A00%3A00&outwardDateType=departAfter&journeySearchType=single&passengers%5B%5D=1992-01-13%7Cf8179d09-93a7-46e1-ae23-6f5078465819&passengers%5B%5D=1992-01-13%7C730eb9cd-06fa-4179-96ae-7dfd967e6b38&passengers%5B%5D=1965-01-13%7Ce5d8895a-9abb-4fc5-a068-85514ef89dc6&directSearch=false&transportModes%5B%5D=mixed&selectedOutward=qeZYysVtVDs%3D%3AmjUy9%2F0qZ0M%3D%3AStandard.
Sabem me dizer se com esse eu consigo fazer paradas e voltar para o trem?
muito obrigadaa
Sim, compramos nesse site da Trainline saindo de Tirano com destino a St. Moritz (ticket Standard). Vc pode fazer paradas, só guarde bem o seu ticket para apresentar se alguém pedir, nós fizemos uma parada na volta. Boa viagem!! 🙂
Vocês foram em qual mês do ano ?
Fomos na metade de março