Dicas para dirigir na Itália

Dicas para dirigir na Itália
Dicas para Dirigir na Itália
Tempo de Leitura: 6 min

Estamos morando na Itália e já exploramos o país de carro, do Norte ao Sul. Enfrentamos diversos perrengues nas estradas 😅, então decidimos compartilhar dicas valiosas para que sua experiência seja mais tranquila que a nossa.

As estradas na Itália são conhecidas por serem bem cuidadas, especialmente as autoestradas, também chamadas de “autostrade”. Essas estradas são projetadas para suportar altas velocidades e geralmente estão em ótimo estado. No entanto, é importante saber que o uso das autostrade é cobrado, você precisa pagar um pedágio para utilizá-las.

Além das autostrades, existem as estradas secundárias, conhecidas como “strade statali”, que conectam cidades menores e áreas rurais. Estas podem variar em qualidade. Algumas são bem mantidas, enquanto outras podem ter buracos ou sinalização menos clara. É sempre bom estar atento e dirigir com cuidado.

Aluguel de carro na Itália

Alugar um carro na Itália é uma ótima maneira de explorar algumas regiões com liberdade e no seu próprio ritmo, principalmente se está indo para a região da Toscana ou Dolomitas, onde tem muita coisa para fazer e é um pouco mais restrito em termos de transporte público. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a alugar um carro na Itália:

Idade e Carteira de Habilitação

Verifique a idade mínima para alugar um carro, que geralmente é 21 anos, mas pode variar dependendo da empresa de aluguel. Além disso, você precisará de uma carteira de motorista válida do seu país de origem e uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Reserva Antecipada

Faça sua reserva com antecedência, especialmente durante a alta temporada turística, para garantir disponibilidade e melhores preços.

Seguro

Escolha o seguro adequado para você. O seguro básico está incluído, mas pode ter uma franquia alta. Tem opção de comprar um seguro adicional para reduzir a franquia ou cobrir outros riscos.

Inspeção do Veículo:

Quando pegar o carro, inspecione-o cuidadosamente por dentro e por fora. Tire fotos de qualquer dano existente para evitar problemas quando devolver o veículo. Já fomos questionados na devolução por riscos no carro, por sorte tínhamos as fotos para apresentar e deu tudo certo.

Combustível

Verifique o tipo de combustível que o carro usa (diesel ou gasolina “Benzina”) e lembre-se de devolver o carro com o tanque cheio ou igual ao que você pegou, analise a política da empresa de aluguel.

Leia os detalhes Como Abastecer o Carro na Itália ?

Pneu ou Correntes para Neve

Certifique-se de ter correntes de neve no carro ou pneus especiais de inverno adequados para dirigir na neve ou no gelo. Eles são exigidos por lei em muitas estradas italianas de 15 de novembro a 15 de abril. A falta deles pode resultar desde multas até acidentes, caso neve e você não possua esses itens de segurança.

Reputação da empresa

Verifique a avaliação da locadora, algumas empresas não fazem uma boa manutenção do carro, possuem uma frota mais antiga e isso pode gerar grandes dores de cabeça.

Abaixo deixamos o Link do site que usamos para alugar carros aqui na Itália, você pode fazer sua reserva do Brasil sem IOF, as principais locadoras estão todas nesse site.

🚗 Link Rent Cars

Balcão da Empresa no Aeroporto ou Precisa de Van (Shuttle)

Fique atento se a empresa possui balcão de atendimento no aeroporto ou se necessita de transporte. Em alguns casos é necessário ligar para a empresa, para que esta solicite uma van para transportá-lo. Certifique-se de que seu chip da internet estará habilitado ao desembarcar no aeroporto.

Leia mais detalhes Alugar um Carro na Itália

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

A primeira coisa a se fazer se está planejando alugar um carro é providenciar sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) enquanto ainda estiver no Brasil. Ela é emitida pelo DETRAN e tem validade correspondente à da CNH.

É possível pedir pela internet e mandar entregar por Sedex, nós pagamos em 2024 o valor de R$ 399,96.

O prazo de validade é:

  • CNH com prazo de validade inferior a 3 anos: o prazo de validade da PID será o mesmo da CNH.
  • CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos: o prazo de validade da PID será de 3 anos.

Embora a CNH seja aceita em alguns casos, a PID é o documento internacionalmente reconhecido e pode evitar mal-entendidos. Tem locadoras que aceitam somente a CNH, mas a maioria pede a PID.

Pedágios (Autostrade)

Na Itália, as autoestradas são, em sua maioria, pagas. O pagamento é realizado com base nos quilômetros percorridos.

Você pode pagar os pedágios em dinheiro, cartões de crédito ou por meio do sistema Telepass que é uma tag eletrônica para cobranças automáticas, igual ao “Sem parar” no Brasil.

Pagamos tudo por aproximação com Cartão de crédito internacional Wise, se ainda não tem, importante providenciar um para pagar menos IOF no exterior.

Sempre guarde os recibos dos pedágios como comprovante durante sua viagem.

Leia os detalhes Pedágio na Itália como Funciona?

Tipos de pedágios:

  • Passa pelo pedágio e paga: Pedágio convencional, como a maioria dos casos no Brasil, você passa pelo pedágio e paga com dinheiro, cartão ou telepass (Sem Parar). Atenção, cuidado para não entrar no Guichê do Telepass, sem ter ele no carro. Cada guichê aceita uma forma de pagamento, você tem que olhar a placa antes.
  • Pedágio de Cabine (Casello) por Km rodado: Você pega um ticket quando entra na autoestrada e paga o pedágio quando sai, com base na distância percorrida. Cuidado para não perder o papel! Passamos um perrengue quando chegamos, porque entramos no guichê do telepass sem querer, como estávamos travando o trânsito o guarda nos liberou para seguir, mas ficamos sem o Ticket. Quando chegamos no próximo pedágio não tínhamos o papel, explicamos isso para a cobradora, ela perguntou de onde estávamos vindo e cobrou o valor devido. O perrengue foi porque estávamos na nossa primeira semana aqui e não sabíamos falar quase nada, foi complicado explicar tudo sem falar italiano hehehe.
Pedágios: Atenção aos meios de pagamentos
Pedágios: Atenção aos meios de pagamentos
  • Pedágio Online: Algumas estradas não têm pedágio físico, mas existem placas informando que você precisa entrar no site e pagar, fiquem atentos a esses casos, porque é necessário pagar o pedágio online até 15 dias após utilizar, senão tem multa. Você consulta o pedágio a pagar através da placa do carro e data, o pagamento é via cartão de crédito.
Pedágio com pagamento Online
Pedágio com pagamento Online

Tipos de Estradas

  • Autostrade (A): Rodovias de alta velocidade com múltiplas faixas e pedágios. Velocidade 130 km/h (condições normais), 110 km/h (chuva).
  • Strade Statali (SS): Estradas estaduais, geralmente sem pedágios e com menos faixas. A velocidade varia, mas normalmente é de 90 km/h.
  • Zonas Urbanas: 50 km/h, mas pode variar, fique atento as placas.

Zona a Traffico Limitato (ZTL)

São áreas restritas normalmente encontradas nos centros históricos das cidades. A entrada é proibida para veículos não autorizados.

Atenção às Placas, as ZTLs são indicadas por placas específicas. Entrar sem permissão pode resultar em multas pesadas.

Os horários podem variar. Alguns locais têm restrições só em determinados horários/dias.

Estacionamento

  • Faixas Azuis: Áreas de estacionamento pago, onde você deve pegar um ticket na máquina mais próxima para exibir no painel do carro.
  • Faixas Brancas: São os Estacionamentos Gratuitos. Mas atenção: eles são raros em áreas turísticas ou centrais.
  • Faixas amarelas: São áreas reservadas para moradores, não estacione, sujeito multa e pode ser guinchado.
  • Estacionamentos pagos: Às vezes vale o investimento, principalmente se está com carro alugado e não quer ter dor de cabeça. Em algumas áreas as pessoas quebram o vidro para roubar malas, por esse motivo o estacionamento pago acaba sendo um pouco mais seguro.
Estacionamento Faixa Branca
Estacionamento Faixa Branca

Combustível

Postos de combustível costumam fechar para almoço e aos domingos. Fique atento para não ficar sem gasolina.

Na Itália muitas vezes não tem funcionário no posto, você paga e abastece. Eles debitam o tanque cheio do seu cartão, depois que abastecer haverá um estorno do valor não utilizado e será cobrado somente o que você abasteceu. Esse estorno é rápido, normalmente leva apenas alguns minutos, nunca tivemos problemas, de qualquer forma, sempre guarde o comprovante caso precise.

Em alguns postos tem opção de você abastecer ou de um funcionário abastecer o seu carro, sempre escolha abastecer sozinho, com o funcionário você pagará um valor muito maior, já vimos incremento de +30% no valor do litro da Gasolina “Benzina”.

Leia mais detalhes Combustíveis na Itália: Quais São ?

Conclusão sobre dirigir na Itália

Vale a pena alugar carro na Itália, as estradas são boas. Se estiver com duas pessoas ou mais, dependendo do carro, gastará menos do que usando o trem, além disso, terá flexibilidade para conhecer mais lugares, no geral, é um bom custo-benefício. Só precisa ficar atento a todas as dicas para evitar multas e outros perrengues durante a viagem.

Queremos compartilhar nossas experiências na Itália para enriquecer sua viagem, prevenir perrengues e tornar sua viagem inesquecível!

Confira também o que fazer em Melhores Lugares para Visitar na Toscana e Cinque Terre: Roteiro completo de 2 dias

Se quiser mais dicas como essa, nos siga no Instragram @beradatravel, onde postamos todos os passeios com mais frequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *